Principais Diferenças entre o MPS.BR e o CMMI

 

    Bom primeiramente este post com cara de artigo visa diferenciar os Processos e como é divido o MPS.BR e o CMMI ,pois vejo muitos clientes, alunos e profissionais de T.I questionarem  se o Visual Studio Team System customizado para o CMMI não bastaria para suprir as necessidades do MPS.BR em seus niveis. Em um post antigo eu postei "O que era ?" o MPS.BR e por que adota-lo no Brasil. Para quem não leu o antigo post então ai vai:

O que é o MPS.BR ?

O MPS.BR ou Melhoria de Processos do Software Brasileiro, é simultaneamente um movimento para a melhoria e um modelo de qualidade de processo voltada para a realidade do mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil.

Ele é baseado no CMMI, nas normas ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e na realidade do mercado brasileiro.

No Brasil, uma das principais vantagens do modelo é seu custo reduzido de certificação em relação as normas estrangeiras, sendo ideal para micro, pequenas e médias empresas.

Um dos objetivos do projeto é replicar o modelo na América Latina, incluindo o Chile, Argentina, Costa Rica, Peru e Uruguai.                                                              O projeto tem apoio do Ministério de Ciência e Tecnologia, do FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. No Brasil o projeto é desenvolvido pelo Softex, pelo governo e por universidades.

O que é o CMMI ?

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE), Software Engineering (SE), Integrated Product and Process Development (IPPD), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon, o CMMI é uma evolução do CMM e procura estabelecer um modelo único para o processo de melhoria corporativo, integrando diferentes modelos e disciplinas.

A versão atual do CMMI (versão 1.2) apresenta dois modelos:

  • CMMI for Development (CMMI-DEV) publicada em agosto de 2006. Dirige-se ao processo de desenvolvimento de produtos e serviços.
  • CMMI for Acquisition (CMMI-ACQ) publicada em novembro de 2007. Dirige-se aos processos de aquisição e terceirização de bens e serviços. 

  Niveis de  Maturidade do MPS.BR

   Os níveis de maturidade estabelecem patamares de evolução de processos,caracterizando estágios de melhoria da implementação de processos na
organização.

 O MR-MPS define sete níveis de maturidade: A (Em Otimização),B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E
(Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado).

    O progresso e o alcance de um determinado nível de maturidade MPS se obtém quando são atendidos os propósitos e todos os resultados esperados dos respectivos processos e dos atributos de processo estabelecidos para aquele nível. 50 A divisão em estágios, embora baseada nos níveis de maturidade do CMMI-SE/SW tem uma graduação diferente, com o objetivo de possibilitar uma implementação e avaliação mais adequada às micros, pequenas e médias
empresas.

Capacidade do Processo

    A capacidade do processo é representada por um conjunto de atributos de processo descrito em termos de resultados esperados. A capacidade do processo expressa o grau de refinamento e institucionalização com que o processo é executado na organização.
     O atendimento aos atributos do processo (AP), através do atendimento aos resultados esperados dos atributos do processo (RAP) é requerido paratodos os processos no nível correspondente ao nível de maturidade, embora eles não sejam detalhados dentro de cada processo.

Os níveis são acumulativos, ou seja, se a organização está no nível F, esta possui o nível de capacidade do nível F que inclui os atributos de processo dos níveis G e F para todos os processos relacionados no nível de maturidade F (que também inclui os processos de nível G). Isto significa que, ao passar do nível G para o nível F,os processos do nível de maturidade G passam a ser executados no nível decapacidade correspondente ao nível F.

O MPS.BR possui 5 AP ( Atributos de Processo )

  • AP 1.1 (o processo é executado),
  • AP 2.1 (o processo é gerenciado),
  • AP 2.2 (os produtos de trabalho do processo são gerenciados)
  • AP 3.1 (o processo é definido) 
  • AP 3.2 (o processo está implementado).

Segue na figura abaixo:

Niveis de Maturidade do CMMI

O CMMI possui duas representações: "contínua" ou "por estágios". Estas representações permitem a organização utilizar diferentes caminhos para a melhoria de acordo com seu interesse.

Representação Continua

Possibilita a organização utilizar a ordem de melhoria que melhor atender os objetivos de negócio da empresa. É caracterizado por Níveis de Capacidade (Capability Levels):

  • Nível 0: Incompleto
  • Nível 1: Executado
  • Nível 2: Gerenciado
  • Nível 3: Definido
  • Nível 4: Quantitativamento gerenciado
  • Nível 5: Em otimização

Representação Por Estágios

Disponibiliza uma seqüência pré-determinada para melhoria baseada em estágios que não deve ser desconsiderada, pois cada estágio serve de base para o próximo. É caracterizado por Níveis de Maturidade (Maturity Levels):

  • Nível 1: Inicial
  • Nível 2: Gerenciado
  • Nível 3: Definido
  • Nível 4: Quantitativamento gerenciado
  • Nível 5: Em otimização

      Um visão de realidade diferenciada : O MPS.BR como um todo tem motivo melhorar a qualidade de softwares no Brasil com um custo reduzido pois somente grandes empresas tem como arcar com os custos de uma certificação como o CMMI, pois em um nivel de conhecimento profundo o MPS.BR se adequa a realidade brasileira sendo assim diferente da realidade do CMMI ,  resumindo os 2 Modelos de Qualidade de Software tem suas particularidades para a realidade do Brasil.O Visual Studio Team System deve ser modificado visando essa realidade. Na empresa qual eu trabalho essa ideia estar se formentando cada vez mais, pois utilizamos ferramentas Microsoft como apoio diretamente aos nossos processos, no momento estamos trabalhando para conseguir a certificação Nivel F do MPS.BR. A escolha do MPS.BR foi tambem a idéia de um custo reduzido para pequenas e medias empresas.

Espero que todos gostem deste post com cara de Artigo. No momento estou estudando o MPS.BR focado no VSTS como ferramenta de apoio, por cima estou sabendo que essa necessidade já está bastante formentada Brasil a dentro! 

Estarei terminando de escrever um artigo voltado exatamente para essa situação VSTS + MPS.BR.  No proximo post iremos saber como estar essa realidade em Numero!! 🙂

Abraços.

João Luiz Mesquita Uchôa
Microsoft Student Partner – CO LEAD [ Fortaleza/Ceará]
Analista de Sistemas – .NET/ Desenvolvedor de Sistemas .NET
Dominio Informatica – www.dominioinfo.com.br
"O Escopo é o verbo e o verbo é o Escopo"

Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário